terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Regras/Rotinas







Pelas regras de educação e de boa convivência temos respeito pelo outro, assim sabemos que essas regras não são inatas, aprendemos com nossos pais, pois são eles que nos orientaram e deram bons exemplos. Educar também é criar rotinas.



" A rotina tem um papel muito importante nas várias fases da vida de uma criança, seja para dar segurança, desenvolver ou ensinar responsabilidade". Começa ajudando o bebê a conhecer e a ordenar o ambiente em que vive, fazendo que ele se sinta mais seguro tanto físico como emocionalmente. O bebê percebe que é alimentado quando dá sinais de fome, que é cuidado quando se sente desconfortável e que a mãe sai de junto dele, mas também volta. A repetição de procedimentos cria expectativas e proporciona tranquilidade.

Com o tempo, a criança quer também participar dos procedimentos que envolvem sua rotina e que ela já conhece bem. De uma forma lúdica, quer ajudar no próprio banho, se ensaboando ou se enxugando; na hora da refeição, quer também segurar a colher ou o copo ainda se servir; no final do dia, se bem orientada, ajuda a recolher os brinquedos. " Embora tudo comece meio desajeitado, com participação diária, a criança vai ganhando destreza e autonomia, melhorando sua performance a cada repetição". Mas a rotina não se limita a trazer a segurança emocional e a desenvolver a capacidade motora. Determinados hábitos embutem valores sociais, éticos e morais que permitem o amadurecimento do indivíduo. "A criança, por exemplo, que aprende a cuidar do seu quarto está aprendendo a não delegar a terceiros suas tarefas. Está também aprendendo a cuidar de si mesma. Quando ela alimenta seu cão e o leva para as saídas diárias está cuidando também do outro. Essas tarefas implicam pequenas responsabilidades e compromissos, que vão prepará-la para lidar com obrigações mais complexas e abstratas e a se envolver e ser solidária com as necessidades à sua volta".

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